MYRTACEAE

Eugenia anomala D.Legrand

Como citar:

Julia Caram Sfair; Tainan Messina. 2012. Eugenia anomala (MYRTACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

818.661,085 Km2

AOO:

56,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

Eugenia anomala ocorre nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais (Sobral et al. 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

<i>E. anomala</i> é uma e?spécie amplamente distribuída (EOO = 712.186,490 km²) encontrada em formações campestres de Cerrado, Mata Atlântica e Campos Sulinos. Não há registro de ameaça ou evidência diretade declínio populacional para a espécie. Dessa maneira a espécie é consideradacomo menos preocupante em relação ao risco de extinção (LC).

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Cerrado, Mata Atlântica, Pampa (Campos Sulinos)
Fitofisionomia: Formações campestres (Sobral et al. 2009).
Habitats: 4 Grassland
Detalhes:

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
​Os campos nativos do Bioma Pampa, onde a espécie ocorre, vêm sendo rápida e progressivamente degradados nas últimas décadas devido à expansão de atividades agrícolas e silviculturais, à invasão por espécies exóticas (Pinus sp, Eragrostris plana), à expansão de pastagens cultivadas com espécies exóticas, ao sobrepastejo e a práticas inadequadas de manejo. Além disso, esses ecossistemas são muito pouco representados em unidades de conservação (Overbeck et al. 2009).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
4.4.2 Establishment on going
A espécie ocorre no Parque Nacional de Brasília (SNUC) (CNCFlora, 2011).
Ação Situação
1.2.2 Implementation on going
A espécie é considera Em Perigo (EN), de acordo com a Lista Vermelha deEspécies Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná (SEMA-PR, 1995) e a lista das Espécies da Flora Ameaçadas de Extinçãono Estado de São Paulo (SMA-SP, 2004).